Dragões Púrpura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprenda Macros com a Malaísa

4 participantes

Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Qui Mar 21, 2013 8:13 am

Aula 1: Introdução à Teoria de Macros

Tremei, mortais, e CONTEMPLEM!

Aqui é a sua querida e maravilhosa magnômica, Malaísa, disposta a ensiná-los a melhor aproveitarem seus poderes e habilidades através de uma incrível invenção gnômica (não acreditem naqueles goblins mentirosos): macros!

Aí você deve estar se perguntando: "Mas, Malaísa, o que é um macro?"

Boa pergunta, caro Dragão! Um macro é um comando personalizado. Quando você lança sua poderosa Bola de Fogo ou dá um Golpe Mortal, você está realizando um comando. O macro permite que você crie um comando próprio conforme suas necessidades. Depois de criado esse comando, você pode colocá-lo em sua barra de ações e usá-lo à vontade!

Usando macros, você pode, por exemplo:

  • Lançar diferentes poderes a partir de um mesmo comando! Por exemplo: normalmente você lança o Impacto Arcano, mas ao apertar ALT, o mesmo comando lançará Explosão Arcana!

  • Criar um comando que muda o poder a ser lançado conforme o alvo selecionado. Por exemplo, ao selecionar um aliado, o comando lança um efeito benéfico, mas ao selecionar um inimigo, o comando realizará um ataque!

  • Criar um comando que afeta alguém diferente do seu alvo selecionado! Por exemplo, você cria um macro de curar. Ao selecionar um inimigo, o macro curará o alvo daquele inimigo! O oposto também: um macro de ataque que, ao selecionar um aliado, você ataca o alvo do seu aliado! Muito bom para curadores não terem que ficar trocando seus alvos!

  • Criar uma sequência de poderes num só comando! Cada vez que você usa aquele comando, a sequência avança. Por exemplo, que tal colocar todos os seus “buffs” de raide num só comando, e ir lançando-os um a um na ordem, apenas apertando o mesmo botão?


"Uau! Mas isso é muito bom!"

Sim, então deixe a Tia Mala aqui ensiná-lo a obter o máximo poder de suas habilidades!

"OK, mas por onde começamos?"



---------- Abrindo a Interface de Macros ----------

Primeiro, vamos entender a interface de macros. Para abri-la, siga os seguintes passos dentro do jogo:

- Entre no chat
- Digite o comando: /m
- Dê Enter!

Abrirá a janela de macros! Você verá na parte superior duas abas: a primeira (Macros Gerais) é onde você cria macros que pode acessar com qualquer personagem seu. A segunda (Macros de <Nome do Personagem>) só é acessível ao personagem atual.

Para seus primeiros testes, sugiro usar a aba de Macros Gerais, assim todos os seus personagens terão acesso a estes exemplos para facilitar a fazer macros próprios a cada um.



---------- Criando seu Primeiro Macro ----------

Um macro é composto por um nome, um ícone e uma sequência de comandos escritos. Depois de criado, você pode arrastar seu macro para a barra de ações e usá-lo como faz com comandos padrões.

Vamos criar um macro bem básico, apenas para entender como funciona.

Na interface de macros, primeiro clique no botão "Novo Macro". Vai aparecer uma janela para escolher o nome e o ícone de seu macro. Dê o nome "Primeiro Macro" e escolha um ícone qualquer. Dê OK e você voltará à interface anterior, mas agora o seu macro estará listado e você, ao selecioná-lo, poderá começar a escrever os comandos.

"Mas que comandos são esses, Tia Mala?"

Boa pergunta, meu perspicaz aluno: esses comandos são os mesmos que você pode lançar no chat do jogo para seu personagem fazer coisas. Podem ser mensagens de texto, emotes (como /oi ou /tchau) ou coisas mais complexas que veremos adiante. Vamos começar com o básico do básico.

Cada linha (separada por "enter") em seu macro é um comando (notem que se você tiver uma linha bem grande, ela vai "quebrar" em várias para caber na tela, mas continua sendo uma linha só para propósitos do macro entender como um comando. Só quando você digita "enter" para abrir uma nova linha que realmente estará fazendo um comando diferente).

Você pode colocar quantos comandos quiser, mas há algumas restrições a lembrar:

  • O macro executa todos os comandos em sequência, quase instantaneamente. Por isso, comandos que interrompem (ou interferem) um ao outro (como usar um poder que causa Recarga Global seguido de outro poder que é afetado pela Recarga Global) não funcionarão direito se postos no mesmo macro;

  • Você tem um limite de 255 caracteres nos comandos. Logo, macros muito longos ou complexos podem ser impossíveis devido a essa limitação, e temos que buscar escrever sempre o mínimo possível.


Mas voltando ao nosso macro, digite os seguintes comandos:

Código:
/y Iupiiii!!! Esse é meu primeiro macro!!!
/vibrar

Salve seu macro (nunca esqueça de salvar!). Depois clique no ícone dele e arraste-o para sua barra de ações. Agora use essa sua nova habilidade e confira o resultado! Como sem dúvida alguma você perceberá, ao chamar este comando seu personagem gritará "Iupiiii!!!" e vibrará de alegria!

Nesse exemplo nós usamos o comando /y, que é usado para gritar. Poderia ser /s (falar), /g (guilda), /i (instância/campo de batalha/masmorra/raide), /p (grupo), /w mais o nome de outro personagem (sussurrar para tal pessoa) ou qualquer outro comando de chat.

Da mesma forma, usamos /vibrar, mas poderia ser outro emote qualquer.

Pronto, seu primeiro macro! Como pode perceber, este é um macro muito simples, mas se você for um mago, um gnomo ou outra pessoa com inteligência, possibilidades maiores já devem estar se formando em sua mente. É o potencial para a grandeza, meu caro aprendiz! O importante é entender que há comandos muito, mas muito mais interessantes, que trazem possibilidades praticamente infinitas. E pode ir se preparando, pois isso é apenas o começo!

Mas chega desses truques baratos. Agora vou dar a você um vislumbre do que é poder de verdade!



---------- Entendendo Comandos ----------

Um comando de macro costuma ter até três características: comando, condições e parâmetros. Ele vai se organizar assim:

Código:
/comando [condições] parâmetros

O comando diz que tipo de ação deve ser feita. As condições indicam se o comando deve ser executado ou não, ou modificam seu comportamento. Os parâmetros indicam ao comando o que deve ser feito. Alguns comandos, como os emotes, já dizem tudo por si só: quando você digita um /vibrar ou um /oi, o comando já está completo e não aceita condições nem parâmetros. Outros comandos exigem parâmetros para funcionar. E muitos (mas não todos) aceitam condições, mas elas são sempre opcionais.

Nesta primeira aula, nós veremos alguns comandos. Trataremos de condições na nossa segunda aula.



---------- O Comando /cast ----------

O comando mais essencial de um macro é o comando /cast. Na versão brasileira também pode usar /lançar, mas por ser mais curto, usar /cast é melhor (lembre-se do limite de 255 caracteres! Economize todo o espaço que você puder!). Você também pode usar /use, que é ainda mais curto, mas eu prefiro o /cast porque outros comandos derivados (que veremos futuramente) só existem no formato /cast.

O comando /cast é usado para lançar uma habilidade. Essa habilidade pode ser um poder seu, o nome (ou identificador de posição) de um berloque com o qual você esteja equipado, o nome de uma montaria ou mascote que você queira evocar, ou qualquer outro identificador de habilidade. Essa habilidade é o parâmetro que o /cast exige para funcionar

Por exemplo: “/cast Poder1” vai fazer você lançar a habilidade “Poder1” (se ela existir e você a conhecer, claro).

Importante: O nome do poder dependerá de sua versão do WoW. Se você usa a versão em português, colocar os nomes dos poderes em inglês não funcionará. Além disso, você tem que respeitar acentuação, espaços no nome e caracteres especiais (como dois pontos ou parênteses). Caso tenha dúvidas de como escrever o poder, abra seu grimório, selecione a área de comandos de seu macro, aperte SHIFT e clique no ícone do poder desejado, que o jogo copiará o nome daquela habilidade para seu macro.

Retomando: então digamos que você queira um macro que ative todos os seus “CDs” (poderes de recarga longa). Você poderia fazer algo assim:

Código:
/cast Poder1
/cast Poder2
/cast Poder3

Usar este macro ativaria todos esses poderes, mas lembre-se: só funcionará se esses poderes não tiverem recargas que afetem uns aos outros. Por exemplo, eles não podem ser afetados pela Recarga Global, no máximo um deles pode gerar Recarga Global e eles não podem ter recargas compartilhadas. Isso ocorre porque os comandos são executados praticamente juntos e na ordem definida. Se um deles ativar Recarga Global e um dos outros for afetado por essa recarga, esse segundo poder dará erro de “A Habilidade ainda não está pronta” e não será ativado.



---------- O Comando #showtooltip ----------

Sempre que for fazer um macro que ativará poderes, o ideal é, ao criar o macro, selecionar o ícone da interrogação (“?”) para representar o macro e então usar o comando #showtooltip como o primeiro comando de sua sequência.

Por exemplo:

Código:
#showtooltip
/cast Nevasca

O comando #showtooltip faz com que o ícone do macro seja substituído pelo ícone do poder que o macro lançará. Além disso, passar o mouse sobre o ícone trará a descrição daquele poder. No exemplo acima, o macro mostrará o ícone e a descrição do poder “Nevasca”.

Para macros simples como esse, o comando #showtooltip pode parecer desnecessário. Contudo, quando você começar a usar macros condicionais ou sequenciais, o #showtooltip vai permitir que seu macro mude de ícone/descrição conforme o próximo poder que será lançado pelo macro. Desta forma, você pode acompanhar visualmente suas interações com o macro.

Portanto, a menos que esteja fazendo um macro que não chama poder algum, sempre, sempre, SEMPRE use #showtooltip como o primeiro comando em todos os seus macros, ok?

(Como nota adicional e apenas informativa, #showtooltip aceita condições e nomes de poderes igual ao /cast. Por exemplo, se no macro acima eu usasse “#showtooltip Seta de Fogofrio” como primeiro comando, o macro ainda lançaria o poder Nevasca, mas seu ícone/descrição seria o do poder Seta de Fogofrio. Em algumas situações isso é útil, mas geralmente desnecessário).



---------- Outros Comandos ----------

Além de comandos de chat, emotes e o /cast, há vários outros comandos que podem ser usados num macro. A maioria deles é bem simples e direta; outros serão aprofundados em aulas futuras. Aqui vão alguns:

Comandos de Sequências:
/castsequence : Define uma sequência de habilidades a ser lançada naquela ordem. Cada uso do macro avança a sequência em um passo. Vamos explorar o comando castsequence com mais detalhes em nossa próxima aula.

Comandos Aleatórios:
/castrandom : Define uma lista de habilidades (separadas por vírgulas), e você lançará uma delas aleatóriamente. Pode ser usado, por exemplo, para colocar uma lista de montarias, e você chamará uma diferente cada vez que usar seu macro.

Comandos relacionados a Formas:
/cancelform : Retorna à sua forma padrão (para druidas), remove Furtividade (para ladinos) ou cancela sua postura atual (para guerreiros, embora inútil para estes).

Comandos de montaria:
/dismount : Desmonta você.

Comandos relacionados ao seu alvo ou a selecionar alvos:
/clearfocus : Remove seu foco atual.
/cleartarget : Remove seu alvo atual.
/focus : Define seu alvo atual como seu foco. Alternativamente, colocando o nome ou início do nome do alvo (exemplo: /focus nome-do-monstro), o jogo definirá a criatura mais próxima com aquele nome como seu foco.
/target : Exige o nome ou início do nome da criatura desejada como parâmetro. Faz o jogo selecionar a criatura com aquele nome como seu alvo. Ao invés do nome da criatura, pode ter um dos seguintes parâmetros: pet (seu ajudante), targettarget (alvo de seu alvo atual), focustarget (alvo de seu foco), focus (seu foco atual), player (você mesmo), party1 a party5 (um dos membros de seu grupo), raid1 a raid 50 (um dos membros de sua raide).
/targetenemy : Seleciona a criatura hostil mais próxima. Similar a apertar TAB para alternar entre alvos hostis.
/targetfriend : Seleciona a criatura aliada mais próxima. Similar a apertar CTRL + TAB para alternar entre alvos aliados.
/targetlasttarget : Seleciona o seu alvo anterior ao atual.
/targetparty : Seleciona um dos membros de seu grupo.

Comandos relacionados a atacar:
/startattack : Faz você usar seus ataques automáticos (igual a clicar com o botão direito do mouse no alvo)
/stopattack: Interrompe seus ataques automáticos.
/stopcasting: Interrompe seu lançamento atual, caso você esteja realizando qualquer ação que não seja instantânea.

Comandos de Ajudantes (para classes como Caçador, Bruxo, Magos de gelo ou Cavaleiros da Morte profanos, que possuem um ajudante com uma barra de ações própria).
/petaggressive: Coloca seu ajudante em modo agressivo (atacará quem atacar você).
/petattack : Manda seu ajudante atacar.
/petdefensive : Coloca seu ajudante em modo defensivo (atacará apenas quem você atacar).
/petfollow : Mande seu ajudante seguir você (também interrompe os ataques dele).
/petpassive : Coloca seu ajudante em modo passivo.
/petstay : Manda seu ajudante parar de mover-se. Ele ainda atacará alvos que estejam ao alcance dele, mas não irá segui-los.

Um adendo: embora ainda não tenhamos visto condições, saiba de antemão que a maioria dos comandos acima aceita condições da mesma forma que o /cast. Por exemplo:
/dismount [combat] : Você só sairá de sua montaria se estiver em combate.
/petattack [nomod:alt] : Você manda seu ajudante atacar, mas só se não estiver apertando ALT.
Nós veremos mais sobre condições na próxima aula.



---------- Concluindo ----------

E aqui concluímos nossa primeira grande aula de macros da Malaísa! Espero que essas informações sejam úteis para você compreender como funcionam macros e começar a fazer seus primeiros macros.

Caso precise de ajuda com seus macros enquanto estiver se aventurando por Azeroth, procure a mim, à Mystaluna ou ao Viajante, que podemos selecionar dúvidas e ajudá-lo a criar macros que se adequem ao seu estilo de jogo (mas não se esqueça: fui eu, a grande Malaísa, que ensinei tudo o que a Mysta e o VJ sabem, viu?).

E teremos novas aulas em breve. Fique de olho! Futuramente, trataremos de condições, /castsequence e devo começar a lidar com macros mais divertidos.

Busque o poder, Dragão! E quando tiver chance, agradeça à sua magnômica Malaísa pela aula! Aceito qualquer contribuição em ouro ou servidão eterna, viu? ;)


Última edição por Malaísa em Sex Mar 22, 2013 10:06 am, editado 2 vez(es)
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Qui Mar 21, 2013 8:16 am

Aula 2: Lidando com Condições

Já estamos de volta, meus fãs! A Tia Mala aqui resolveu trazer um pouco mais de conhecimento a vocês.

Hoje falaremos sobre condições. Não sei se lembram (e é bom lembrarem, ou serão punidos pela sua querida magnômica aqui), mas a estrutura de um comando de macro funciona assim:

Código:
/comando [condições] parâmetros

Nós vimos já o que é o "comando" e o que são os parâmetros. Por exemplo, quando você decide fritar seu alvo com uma bola de fogo, você faz um /cast bola de fogo. O "cast" é o seu comando, e a "bola de fogo" é o seu parâmetro.

"Mas o que são as condições, Sua Altíssima Gnomicidade Malaísa?"

Excelente pergunta, meu aluno dedicado! Uma condição é um limitador, que diz se aquele comando será executado ou não. Veja este exemplo aqui:

Código:
#showtooltip
/cast [mod:alt] Seta de Fogofrio

O comando acima funciona assim: ele lança o poder "Seta de Fogofrio". Contudo, a condição "mod:alt" exige que você esteja apertando o botão ALT para que o comando seja obedecido. Se você não estiver apertando ALT, não lançará nada (você notará que sem apertar ALT, o ícone do macro vira uma interrogação e usar o macro não tem efeito algum).

As regras das condições funcionam assim:

  • Condições são postas após o comando (/cast) e antes do parâmetro (poder a ser lançado);

  • Condições são definidas entre colchetes - [ ];

  • Você pode negar uma condição acrescentando “no” na frente dela. Por exemplo: [mod:alt] indica que o poder será usado se você apertar ALT, mas [nomod:alt] indica que o poder só funcionará se você NÃO estiver apertando ALT;

  • Você pode colocar condições diferentes sequenciando uma após a outra. Nesse caso, o comando executará até encontrar a primeira condição válida e ignorará as seguintes. Exemplo: [mod:alt][mod:ctrl] significa que o poder será usado se você apertar ALT ou se apertar CTRL ao usar o macro.

  • Você pode colocar condições a serem verificadas juntas. Nesse caso, coloque as condições todas dentro dos mesmos colchetes, separadas por vírgulas. Exemplo: [mod:alt,mod:ctrl] indica que tal comando só será acatado se você estiver apertando ALT e CTRL ao mesmo tempo!

  • Você pode usar uma condição vazia (nada entre os colchetes) para representar um “em todo caso”. Em geral isso é desnecessário, mas pode ser útil após usar uma sequência complexa de condições e quiser definir um caso geral a ser executado se todas as condições anteriores forem falsas.


Então, imagine o seguinte comando:

Código:
#showtooltip
/cast [mod:alt] Seta de Fogofrio
/cast [nomod:alt] Nevasca

Veja bem como ele funciona: se você usar este macro sem apertar ALT, ele pulará o primeiro comando e lançará o segundo: Nevasca! Porém, se você apertar ALT, o macro lançará o primeiro comando, Seta de Fogofrio, e ignorará o segundo.

Sim, meu aluno, se você tiver um décimo do intelecto de sua mestra, notará que acabamos de criar um macro que, em apenas um botão, lança dois poderes diferentes! Contudo, este macro pode ser simplificado ainda mais, e é o que veremos a seguir.



---------- Condições e Parâmetros Alternativos ----------

Lembram-se da estrutura de um comando?

Código:
/comando [condições] parâmetros

Pois bem, esta estrutura pode ser aprimorada. Um mesmo comando pode ter condições e parâmetros alternativos. Como assim? Bem, isso significa que um mesmo comando pode fazer coisas diferentes dependendo das condições impostas.

Condições e parâmetros alternativos são separados por ponto-e-vírgula ( ; ), desta forma:

Código:
/comando [condição1] parâmetro1; parâmetro2

Basicamente, o comando funciona assim: se a "condição1" for cumprida, executa-se seu comando com o "parâmetro1". Senão, se a "condição1" não for cumprida, o comando será executado com o "parâmetro2".

Lembram-se do nosso macro anterior?

Código:
#showtooltip
/cast [mod:alt] Seta de Fogofrio
/cast [nomod:alt] Nevasca

Pois bem, ele pode ser simplificado assim:

Código:
#showtooltip
/cast [mod:alt] Seta de Fogofrio; Nevasca

Notem que transformamos dois comandos com condições opostas num comando só. Este comando faz a mesma coisa: lançará "Seta de Fogofrio" se apertarmos ALT ao usar nosso macro, ou "Nevasca" se não apertarmos ALT.

Essa estrutura de condições e comandos alternativos pode ser encadeada muitas vezes sem um limite (o único limite é o de 255 caracteres que todos os macros possuem).

Imagine, por exemplo, esse outro exemplo:

Código:
#showtooltip
/cast [mod:alt] Seta de Fogofrio; [mod:ctrl] Nevasca; Nova Congelante

Ele significa: se ALT estiver apertado, use Seta de Fogofrio. Se ALT não estiver apertado, e se CTRL estiver apertado, use Nevasca. Se nenhum dos dois estiver apertado, use Nova Congelante.

Você vai notar também que, devido ao comando #showtooltip, dependendo de estar apertando ALT, CTRL ou nenhum dos dois, o ícone/descrição do seu macro vai mudar de acordo com o poder que ele lançará.

Está começando a sentir o PODER que você tem em suas mãos, meu caro discípulo? Pois bem, já comentamos o básico das condições, agora vamos estudar algumas das condições mais comuns com as quais você lidará!



---------- Condição mod / nomod ----------

A condição mod define uma tecla modificadora. É a que estávamos usando nos exemplos anteriores.

  • Você pode usar um [mod:alt], [mod:shift] ou [mod:ctrl]. Cada um indica que você deve estar apertando aquele botão correspondente (ALT, SHIFT ou CTRL) para a condição ser verdadeira.

  • Você também pode usar um [mod] solitário, que indica que qualquer uma das três teclas (ALT, CTRL ou SHIFT) precisa estar apertada.

  • Da mesma forma, [nomod:alt], [nomod:shift], [nomod:ctrl] indicam que a tecla indicada NÃO deve estar sendo pressionada para que o comando seja aceito.

  • Uma condição [nomod] solitária indica que NENHUMA das três teclas pode estar sendo apertada para a condição ser verdadeira.


Apenas como curiosidade: você pode usar "modifier" ao invés de "mod", como em [modifier:alt] ao invés de [mod:alt] , mas como é um nome mais longo, o "mod" é preferencial (sempre economize caracteres em seu macro!)

Uma observação importante: o WoW prioriza teclas de atalho sobre modificadores de habilidades. Por exemplo, comandos como ctrl + 1 ou shift + 2 são predefinidos no WoW e terão prioridade, interferindo nos seus macros que usam ctrl e shift.

Na configuração padrão, ctrl + número (de 1 a 0, mais - e =) serve para usar comandos da barra de ações do ajudante (para classes com ajudantes, como caçadores ou bruxos), enquanto shift + número (de 1 a 6) serve para alternar as barras de ação.

Por isso, se você for usar macros que usem [mod:shift] ou [mod:ctrl], terá que mudar suas configurações de teclas de atalho para liberar essas teclas para uso.

Adicionalmente, não existem teclas de atalho predefinidas que usem o ALT, portanto macros que usem essa tecla funcionam bem nas configurações padrão.



---------- Condições de Alvo ----------

São condições que verificam as características do alvo selecionado.

  • [dead] : Verifica se o alvo de seu poder está morto. O oposto é [nodead], que você usa para ver se o alvo está vivo.
  • [exists] : Verifica se você tem um alvo selecionado (ou se o alvo designado por outra condição de alvo existe). O oposto é [noexists], que indica se você não tem nenhum alvo selecionado.
  • [harm] : Verifica se o alvo de seu poder pode ser afetado por habilidades daninhas (ou seja, se é um inimigo). O oposto é [noharm], que verifica se o alvo é imune a habilidades daninhas (mas isso não faz dele um aliado, necessariamente).
  • [help] : Verifica se o alvo de seu poder pode ser afetado por habilidades benéficas (ou seja, se é um aliado). O oposto é [nohelp], que verifica se o alvo é imune a habilidades benéficas (mas isso não faz dele um inimigo, necessariamente).


As condições acima funcionam como todas as demais condições: elas impedem o seu comando de funcionar se a condição for falsa. Contudo, condições de alvo também incluem condições modificadoras. Em essência, ao invés de serem checadas para ver se são verdadeiras ou falsas, essas condições não impedem a execução do comando, mas alteram o alvo do poder utilizado para alguém diferente de seu alvo selecionado atualmente. Essas condições modificadores são:

  • [@target] : Lança o poder sobre o alvo atual. Comando desnecessário (o jogo sempre assume que você vai usar o poder sobre o alvo atual). Nunca o use, mas lembre-se que ele sempre estará subentendido ao não definir uma condicional de alvo ao seu comando.
  • [@focus] : Lança o poder sobre seu foco, e não sobre o seu alvo atual.
  • [@focustarget] : Lança o poder sobre o alvo de seu foco, e não sobre seu alvo atual.
  • [@mouseover] : Lança o poder sobre quem seu ponteiro de mouse estiver sobre. O mouse pode estar sobre a criatura em si, ou sobre o ícone de um aliado em seu grupo, por exemplo.
  • [@player] : Lança o poder sobre você mesmo, ao invés de sobre seu alvo atual.
  • [@targettarget] : Lança o poder sobre o alvo de seu alvo, e não sobre seu alvo atual.


Essas condições modificadoras, quando acompanhadas de uma condição de alvo normal, vão forçar a condição de alvo a checar o estado do alvo modificado, e não do seu alvo selecionado. Por exemplo: [@focus,help,exists] vai lançar o poder sobre seu foco se ele (o foco) for um aliado e se ele (o foco) estiver definido, ao invés de checar se seu alvo selecionado atual é um aliado ou se você tem um alvo atualmente escolhido.

Como nota adicional, as condições modificadoras também podem ser escritas como "target=" ao invés da arroba (@). Por exemplo, [@player] pode ser escrito como [target=player], mas não é recomendado (sempre, sempre, SEMPRE economize caracteres!).

Essas condições podem ser combinadas e aliadas a outras condições para criar macros realmente complexos. Um exemplo para curadores:

Código:
#showtooltip
/cast [mod:alt,@player][help,nodead][@targettarget,help,nodead][] Cura Maior

Complexo, não? Esse macro lança o poder Cura Maior em qualquer caso. Porém, em QUEM ele lançará essa cura depende da circunstância. Em ordem, ele verificará as seguintes condições:

  • [mod,@player] - Se você pressionar ALT (mod:alt), você curará a si mesmo, não importa quem for o seu alvo selecionado atualmente;

  • [help,nodead] - Senão (ou seja, não está com ALT apertado), se o seu alvo atual for aliado (help) e não estiver morto (nodead), você curará este alvo selecionado;

  • [@targettarget,help,nodead] - Senão (ou seja, seu alvo atual não é um aliado), mas o alvo de seu alvo (@targettarget) for um aliado (help) e não estiver morto (nodead), você curará o alvo de seu alvo (ou seja, ao selecionar um inimigo, você curará quem este inimigo estiver atacando);

  • [] - Se todas as condições anteriores falharem (note a condição vazia no fim), você tentará lançar Cura Maior se possível (provavelmente lançará sobre você mesmo, pois não haverá alvos válidos). Note que essa condição final vazia é importante porque sem ela, se você não apertar ALT e não tiver alvo selecionado, o macro seria inerte e o ícone dele viraria uma interrogação.


Interessante, não? Mas não esquente sua cabecinha com isso ainda. Em aulas futuras vamos nos aprofundar bastante em condições e como combiná-las para criar macros muito PODEROSOS!



---------- Outras Condições ----------

As condições a seguir são todas autoexplicativas (lembre-se que você pode aplicar a palavra “no” antes dele para negar aquela condição. Por exemplo: “mounted” verifica se você está sobre uma montaria; “nomounted” verifica se você NÃO está sobre uma montaria).

Condições para combate:
  • [Combat] : Verifica se você está em combate.


Condições para locais ou condições onde você se encontra:
  • [flyable] : Verifica se você está numa área que permite voar.
  • [flying] : Verifica se você está voando.
  • [indoors] : Verifica se você está numa área “coberta” onde não é possível usar montarias.
  • [mounted] : Verifica se você está sobre uma montaria.
  • [outdoors] : Verifica se você numa área “aberta” onde é possível usar montarias.
  • [stealth] : Verifica se você está furtivo.
  • [swimming] : Verifica se você está nadando.


Condições que verificam se você está em grupo ou não.
  • [party] : Verifica se você está em um grupo (exceto raide)
  • [raid] : Verifica se você está num grupo de raide.
  • [group] : Verifica se você está num grupo qualquer (incluindo raide)


Existem muitas outras condições além destas. Recomendo procurarem mais informações pela incrível invenção gnômica, a “Internet”, pois este curso é apenas uma introdução. Futuramente vamos explorar mais a fundo condições e como combiná-las para maximizar seu PODER!


---------- Concluindo nossa Aula ----------

E assim chegamos ao fim de nossa segunda lição. Com a adição de condições, seus macros agora possuem incrível potencial! Por isso, eu quero, aliás exijo, sua participação, meu caro aluno. Que tal começarmos a criar macros? Coloquem suas ideias no tópico e vamos transformá-las em macros realmente poderosos e versáteis!

E na próxima aula, tornaremo-nos ainda mais poderosos com a habilidade de criar sequências de poderes em um único comando!

Até mais, meus pupilos. E que a Malaísa esteja com vocês!


Última edição por Malaísa em Sex Mar 22, 2013 10:05 am, editado 6 vez(es)
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Qui Mar 21, 2013 8:17 am

Aula 3: O Comando /castsequence

Tremei, pupilos, e CONTEMPLEM!

A Tia Mala está de volta para ensinar mais truques de macros para vocês. Conforme combinado, desta vez vamos falar sobre o comando /castsequence. Apesar de ser apenas mais um comando, o /castsequence tem algumas peculiaridades e exige certos cuidados para não ser mal utilizado. Sim, ele contém grande PODER, mas este poder pode se voltar contra você se não for bem utilizado!



---------- Introdução ao /castsequence ----------

Em sua essência, /castsequence usa como parâmetros uma sequencia de habilidades, separadas por virgulas. Cada vez que é chamado, esse comando lança uma única das habilidades da lista, na ordem. Quando a última habilidade for lançada através do seu macro, a sequência volta ao seu início. Por exemplo:

Código:
#showtooltip
/castsequence Impacto Arcano, Explosão Arcana, Seta de Fogofrio

Neste exemplo, nossa sequência é disparar "Impacto Arcano" na primeira vez que usarmos o macro, depois lançar "Explosão Arcana" no segundo uso e em seguida disparar uma "Seta de Fogofrio" no terceiro uso desse macro. Se formos usar uma quarta vez, a sequência terá reiniciado e lançaremos um "Impacto Arcano" novamente.

Interessante, não? Com um único botão, você pode lançar várias habilidades, numa ordem predefinida. Contudo, isso carrega algumas armadilhas:

  • A sequência só avança se a habilidade for lançada com sucesso. Se, por exemplo, um elemento em sua sequência estiver em recarga, você não conseguirá usá-lo e sua sequência ficará "travada" naquele ponto até você conseguir usá-la.

  • Você não tem como avançar ou voltar elementos da sua sequência. Suas únicas opções são avançar um a um os elementos ou retornar ao início (ainda veremos como reiniciar a sequencia adiante). Portanto, se você quer usar imediatamente um poder que está lá no final da sua sequência, você terá de percorrer todas as habilidades anteriores, o que pode acabar te prejudicando.

  • A sequência se reinicia ao chegar ao fim, quando você morre ou quando reloga no jogo. Portanto, se você coloca uma sequencia com recargas longas, pode ser que morra antes de usar todos os poderes, e ao reviver sua sequência estará "travada" num poder de recarga longa, tornando as habilidades adiante inacessíveis.


Dicas da Tia Mala: O ideal é que uma sequência use habilidades com recargas semelhantes e que tenha poucos elementos, talvez dois ou três habilidades no máximo.

Uma sequência não servirá para automatizar a "rotação" de uma classe, pois em geral a rotação incorpora habilidades que não têm uma ordem fixa nela, como poderes que ativam aleatoriamente ("procs") ou com recarga mais lenta e que devem ser usados tão logo a recarga conclua. Contudo, a parte "fixa" de uma rotação (como ataques básicos de recarga rápida que sempre são lançados na mesma ordem de prioridade) podem ser feitos como um /castsequence.



---------- O parâmetro "Reset": Forçando o Reinício da Sequência ----------

Como disse antes, uma sequência se reinicia se você chegar ao fim dela, morrer ou relogar. Contudo, há uma forma especial de você fazer sua sequência se reiniciar, através do parâmetro "reset".

O "reset" é uma palavra-chave que você coloca antes de sua sequência, da seguinte forma:

Código:
#showtooltip
/castsequence reset=6 Impacto Arcano, Explosão Arcana, Seta de Fogofrio

Notem que o reset é seguido de um símbolo de "igual" ( = ) e da condição de reinício (no caso acima, o número "6"). Ele não vem entre colchetes nem outros símbolos, nem é separado por vírgula do resto da sequência. No exemplo acima, o reset impõe que nossa sequência deve voltar ao início caso você fique seis segundos sem utilizar um poder de sua sequência.

Digamos, portanto, que eu use "Impacto Arcano" e depois "Explosão Arcana". Mas aí passo seis segundos sem usar meu macro. A sequência retornará ao "Impacto Arcano", sem precisar passar pela "Seta de Fogofrio".

Existem três condições de reinício possíveis:

  • Tempo: Representado por um número, que indica quantos segundos você tem de esperar sem usar a sequência para que ela reinicie. Exemplo: reset=10 significa que a sequência se reiniciará se ficar 10 segundos sem ser usada.

  • Alvo: Representado pela palavra-chave "target" (exemplo: reset=target). Significa que sempre que você mudar seu alvo, a sequência se reiniciará. Útil para, por exemplo, lançar uma sequência de "debuffs" em alvos distintos.

  • Combate: Representado pela palavra-chave "combat" (exemplo: reset=combat). Significa que ao entrar e/ou sair de combate, a sequência se reiniciará.


Você pode misturar essas condições separando-as por barras, sem espaços entre elas. Por exemplo: reset=6/target significa: "reinicie a sequência se ficar seis segundos sem usá-la, ou quando eu mudar meu alvo atual".



---------- Sequências e Condições ----------

De forma similar a outros comandos, o /castsequence aceita condições. As condições são colocadas entre o comando e os parâmetros, como no exemplo:

Código:
#showtooltip
/castsequence [combat] reset=6 Impacto Arcano, Explosão Arcana, Seta de Fogofrio
/cast [nocombat] Máquina Voadora Turbocarregada

Note que o reset é parte do parâmetro e fica após a condição. No caso acima, nosso macro só funciona quando estivermos em combate; fora dele, nós vamos chamar minha montaria favorita, a Máquina Voadora Turbocarregada feita pela incrível, sagaz, genial e modesta engenheira-maga gnomida que vos ensina este curso.

Contudo, cabe uma ressalva sobre o uso de condições em uma sequência: as condições se aplicam a todos os poderes daquela sequência. Por exemplo, se você colocar a condição [@player], todos os poderes da sequência serão lançados sobre você. Não é possível definir condições separadas para cada poder.

Note também que você pode definir parâmetros alternativos, ou seja: colocar um ponto-e-vírgula após a sequência e lançar uma segunda sequência, com condições, reset e poderes próprios. Nesse caso, você tem em essência múltiplas sequências, cada qual avançando independente uma da outra (por exemplo, a primeira sequência pode estar na terceira habilidade, enquanto a segunda está na primeira). Como exemplo, podemos reescrever o macro acima assim:

Código:
#showtooltip
/castsequence [combat] reset=6 Impacto Arcano, Explosão Arcana, Seta de Fogofrio; Máquina Voadora Turbocarregada

Notem como pudemos retirar o comando /cast e reduzir o nosso macro! No caso, a parte que chama a "Máquina Voadora Turbocarregada" é uma sequência com um único elemento, mas poderia muito bem ser uma sequência de vários elementos, com um reset próprio, como por exemplo:

[code][code]#showtooltip
/castsequence [mod:alt] reset=target/3 Impacto Arcano, Explosão Arcana; reset=6 Barragem Arcana, Ignimpacto[/code]

Nesse segundo exemplo, temos duas sequências: apertando "ALT", lançaremos Impacto Arcano e Explosão Arcana, reiniciando ao mudar de alvo ou após três segundos de ociosidade. Sem apertar "ALT", teremos Barragem Arcana e Ignimpacto, com reinício após ociosidade de 6 segundos (que é o tempo de recarga de Barragem Arcana).



---------- Dicas da Malaísa para Sequenciar seu Poder ----------

Bom, para concluirmos esta lição, vão aí algumas dicas importantes para você criar seus macros sequenciais:

  • Como dito antes, evite sequências longas. Se você faz uma sequência com seis, sete elementos, é bem provável que esteja desperdiçando poderes. Uma boa sequência usa dois ou três elementos no máximo, com raras exceções.

  • Estude bem seus poderes de classe, em especial os passivos. Veja quais habilidades podem se beneficiar de uma sequência. Por exemplo, o sacerdote sagrado ganha um bônus que acumula até duas vezes em Cura Maior ao lançar Cura Rápida. Um comando sequencial que usa duas Curas Rápidas seguidas de uma Cura Maior se beneficia desse bônus.

  • Um esquema interessante de sequencia usa apenas dois poderes: o primeiro, de uso comum e recarga curta; o segundo, de uso raro e recarga longa. Coloque na condição de reinicio o tempo de recarga do primeiro poder. Assim, o primeiro poder, de uso frequente, sempre estará imediatamente disponível. O segundo poder, de uso mais raro, vira um "botão de emergência" para caso você precise usar algo enquanto o primeiro poder não recarrega.

  • Sabem aqueles poderes extremamente circunstanciais que vocês sempre querem usar, mas nunca usam porque não tem espaço mais na barra? Coloque-os como parte de sequências! Só cuidado para não atrapalharem sua rotação em combate.

  • Para classes que usam muitos debuffs, sequências com reinício ao mudar o alvo são muito boas para assegurar que todos os debuffs serão lançados em cada alvo.


E aqui concluímos nossa terceira aula. E com isso, todo o conteúdo essencial de macros foi coberto. A quarta aula será sobre aprimorar suas condições, daremos condições novas e trabalharemos alguns cenários. Mas, para isso, preciso da colaboração de vocês. Participem do tópico com suas dúvidas e macros, vamos discutir e movimentar isso. A aula será montada em cima dos exemplos e dúvidas apresentados.

Até mais, meus dedicados pupilos!


Última edição por Malaísa em Seg Mar 25, 2013 7:49 am, editado 1 vez(es)
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Qui Mar 21, 2013 8:17 am

Aula 4: Condições Avançadas

Em breve...
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Qui Mar 21, 2013 8:18 am

Aula 5: Alguns Comandos Divertidos (e úteis)

Em breve...
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Sex Mar 22, 2013 8:25 am

Aula 2 foi adicionada, pessoal!

(Postando apenas para chamar a atenção para a atualização)
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Fennyon Sex Mar 22, 2013 10:47 am

Tópico tá ótimo, muita informação de forma muito clara! (correndo o risco de já aumentar o já inflado ego da nossa professora Mala)

Vou testar algumas ideias com as coisas que vi aqui, com certeza!
Mas posso postar apenas dúvidas e sugestões ou posso dar dicas de macros já feitas pros amiguinhos? Se não, fala que eu posto em outro lugar.

Sou Druida Restauração, e uma que eu uso pra economizar botão e clique com metamorfose é essa aqui (não fui em quem criou):

"/cast [swimming] Forma Aquática; [indoors, combat] Forma de Felino; [outdoors, combat] Forma de Felino; [flyable] Forma Voadora Veloz; [outdoors] Travel Form"

Se você achar a forma de viagem muito lenta ou preferir uma montaria voadora em vez da forma voadora, é só trocar o nome pela da sua montaria de preferência ou um cast random de montaria.

E é sempre útil usar o "@targettargert" ou "@focustarget" pra macros de debuffs, pra poder usar nos alvos do tank sem tirar o foco dele.
Fennyon
Fennyon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Sex Mar 22, 2013 6:18 pm

Fennyon escreveu:Tópico tá ótimo, muita informação de forma muito clara! (correndo o risco de já aumentar o já inflado ego da nossa professora Mala)

Olá, Fennyon, que bom que está gostando! ^_^ (senão..... ò.ó)

Vou testar algumas ideias com as coisas que vi aqui, com certeza!
Mas posso postar apenas dúvidas e sugestões ou posso dar dicas de macros já feitas pros amiguinhos? Se não, fala que eu posto em outro lugar.

Comente-as que ajudarei a concretizar suas ideias! E pode postar aqui mesmo, o tópico é para isso! Eu reservei espaço já para as próximas aulas exatamente para manter tudo junto e deixar todo mundo participar!

Sou Druida Restauração, e uma que eu uso pra economizar botão e clique com metamorfose é essa aqui (não fui em quem criou):

"/cast [swimming] Forma Aquática; [indoors, combat] Forma de Felino; [outdoors, combat] Forma de Felino; [flyable] Forma Voadora Veloz; [outdoors] Travel Form"

É um macro legal, mas tem uma parte dele que é redundante, veja bem:

[indoors, combat] Forma de Felino; [outdoors, combat] Forma de Felino;

Neste trecho você diz "se estiver em área aberta e em combate" use Forma de Felino, e "se estiver em área fechada e em combate" use Forma de Felino! Ou seja, a área não importa, só a condição de combate, então dá de resumir apenas em: [combat] Forma de Felino.

Além disso, o macro será inócuo se você estiver em uma área fechada e fora de combate (nenhuma das condições cobre esse detalhe). Então sugiro alterá-lo para:

Código:
"/cast [swimming] Forma Aquática; [combat][indoors] Forma de Felino; [flyable] Forma Voadora Veloz; [outdoors] Travel Form

Note que usei condições separadas para a Forma de Felino. Em essência, virou: se estiver em combate OU se estiver em ambiente interno, use Forma de Felino. Basta uma das duas condições para que esta forma seja usada, ao invés das duas ao mesmo tempo.
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Fennyon Sex Mar 22, 2013 10:58 pm

Hum, bacana! Vou testar sua sugestão!

Eu vi que existem uns condicionais "raid", "party" e etc

É possível faz uma macro pras magias de cura que, por exemplo, quando eu estiver fazendo quests por Azeroth as magias funcionem normalmente (me tendo como alvo automaticamente, na maior parte dos casos), mas que quando em instância, DG, por exemplo, ela automaticamente mude o para @focus como target padrão?
Fennyon
Fennyon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Sáb Mar 23, 2013 9:17 am

Fennyon escreveu:Hum, bacana! Vou testar sua sugestão!

Eu vi que existem uns condicionais "raid", "party" e etc

É possível faz uma macro pras magias de cura que, por exemplo, quando eu estiver fazendo quests por Azeroth as magias funcionem normalmente (me tendo como alvo automaticamente, na maior parte dos casos), mas que quando em instância, DG, por exemplo, ela automaticamente mude o para @focus como target padrão?

Você poderia checar se existe um foco. O problema é que daí se existir um foco, você só conseguiria curar ele, mas seria mais ou menos assim:

Código:
/cast [@focus,help,exists][] Cura

Basicamente, se tiver um foco e ele for aliado, cure ele. Senão, funciona como normal.

Se quiser uma cura mais inteligente, ficaria assim:

Código:
/cast [mod:alt,@player][@focus,help,exists][help,nodead][@targettarget,help,nodead][] Cura

Essa é só uma variação do exemplo que dei na aula. Ela permite você se curar apertando alt, senão verifica se tem um foco e cura ele, senão se comporta da maneira descrita na aula.
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Seg Mar 25, 2013 7:49 am

Terceira aula está pronta!
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Raphael Sáb maio 18, 2013 11:12 pm

Querida e maravilhosa magnômica, Malaísa, hehehe
Os meus parabéns belo belíssimo, bem organizado e explicado tópico! =]
Raphael
Raphael

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 41
Localização : SC / ES / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por michel_maciel Qua Jan 29, 2014 2:36 pm

Tópico tá maravilhoso, detalhado de maneira sucinta!

Vou postar umas duvidas:
1) qual linha de macro posso utilizar para o comando ativar somente quando teclar determinado icone?
Ex.: para usar emboscada do ladino, preciso ter o icone furtividade ativo

2) Queria verificar se meu macro esta correto.

#showtooltip
/castsequence Emboscada, Shadow Dance, Golpe Baixo, Emboscada, Desmantelar, Golpe por trás, Golpe Sinistro, Eviscerar, Sumir




michel_maciel

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Malaísa Qua Fev 05, 2014 4:01 am

michel_maciel escreveu:Tópico tá maravilhoso, detalhado de maneira sucinta!

Vou postar umas duvidas:
1) qual linha de macro posso utilizar para o comando ativar somente quando teclar determinado icone?
Ex.: para usar emboscada do ladino, preciso ter o icone furtividade ativo

Nesse caso você vai usar o condicional "stealth", que indica se você está furtivo ou não.

Exemplo:
Código:
/cast [stealth] Emboscada; Outro Poder

2) Queria verificar se meu macro esta correto.

#showtooltip
/castsequence Emboscada, Shadow Dance, Golpe Baixo, Emboscada, Desmantelar, Golpe por trás, Golpe Sinistro, Eviscerar, Sumir

Sim, está, mas não é recomendado usar sequências tão longas. Elas até funcionam se você executar tudo certinho, mas se algo acontecer no meio do processo (o inimigo morreu antes da hora, você sofre algum tipo de revés, etc.) você fica "travado" num ponto indesejado da sequência.
Malaísa
Malaísa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Aprenda Macros com a Malaísa Empty Re: Aprenda Macros com a Malaísa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos